Formação profissional com foco na comunidade LGBTQIAPN+ será executada pelo Senai com práticas nas dependências da Montisol.
Em uma iniciativa pioneira, nesta segunda-feira (05), foi realizada a aula inaugural do Curso de Formação de Soldadores promovido pela Montisol. O curso integra o Programa Sim, Podem de inclusão da diversidade e será executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O Programa visa oferecer uma formação completa e inclusiva para 20 jovens da comunidade LGBTQIAPN+. Durante o evento, o diretor executivo da Montisol, Fernando Lima, deu as boas-vindas ao grupo de 20 pessoas selecionadas para o curso e expressou a satisfação do grupo Montisol em atuar na formação profissional em prol da comunidade LGBTQIAPN+: “O objetivo principal do Programa Sim, Podem, é proporcionar oportunidades igualitárias para jovens LGBTQIAPN+ interessados em desenvolver habilidades na área de soldagem, para que possam ingressar no mercado de trabalho, frisou o diretor.
Na ocasião, a juíza e coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade do TJMA, Elaile Carvalho, parabenizou a iniciativa da Montisol na promoção de oportunidades e falou sobre a importância em se construir parcerias tão significativas que impactam diretamente a vida da sociedade.
O evento contou com a presença da gerente da Unidade Senai – Distrito Industrial, Scheherazade de Araujo Bastos, que acolheu os novos alunos em um discurso de boas-vindas onde ressaltou a vocação da Montisol no desenvolvimento de novos profissionais. Segundo ela, a parceria deve estreitar ainda mais, os laços para novas qualificações: “o Senai se sente honrado em fazer parte desse projeto educacional, fortalecendo assim, um relacionamento duradouro com a empresa Montisol”, enfatizou a gerente.
A aula inaugural foi realizada na sede administrativa da Montisol, em um dos galpões da empresa para, desde já, ambientar os futuros profissionais de soldagem.
A parceria entre Montisol e Senai deve ser exemplo inspirador de como o setor privado pode contribuir para a promoção da inclusão e do respeito à diversidade. O diretor executivo da Montisol, ressaltou a importância do Programa Sim, Podem, durante seu discurso na cerimônia de abertura:”estamos empenhados em oferecer oportunidades igualitárias para todos. O mercado está aberto e busca por profissionais. Investimos em pessoas e queremos aproveitar ao máximo, os profissionais que sairão deste curso, como novos profissionais do setor, afirmou Fernando Lima.